Fale connosco!
Agendar
Duração: 5min | presencial

Durante a vida adulta necessitamos continuar a fazer vacinas de forma periódica de forma a estarmos sempre bem protegidos contra algumas doenças infeciosas.

No PNV de Moçambique não consta vacinação para adultos. Adaptamos a vacinação ao Plano Nacional de Vacinação (PNV) país de origem.

Tomamos como exemplo o Plano Nacional de Vacinação de Portugal em vigor na atualidade para as seguintes recomendações:

  • a) As vacinas que se recomendam na idade adulta de forma universal neste momento são o reforço do tétano e difteria. Em adultos vacinados entre os 18 e os 55 anos são recomendados reforços cada 20 anos. A partir dos 56 anos cada 10 anos.
  • b) Adultos que nasceram depois de 1970 sem história credível de sarampo ou estado vacinal desconhecido, devem receber 1 dose da vacina de sarampo, parotidite e rubéola (VASPR ou MMR). Profissionais de Saúde com contato próximo com doentes devem receber 2 doses independentemente do seu estado vacinal.
  • c) Mulheres em idade fértil: antes da primeira gravidez, as mulheres devem ter registo de, pelo menos, 3 doses de vacinas contra o tétano (Td, Tdpa, DTPa, hexavalente, pentavalente ou tetravalente). Além disso devem estar adequadamente vacinadas com 2 doses da vacina contra a rubéola (VASPR ou MMR). Esta vacina deve acontecer até 1 mês antes de engravidar.

Marcar Consulta

A vacinação durante a gravidez e o aleitamento materno é segura e protege mãe e bebé de doenças infeciosas com efeitos potencialmente devastadores.

No PNV de Moçambique não consta vacinação para grávidas. Adaptamos a vacinação ao Plano Nacional de Vacinação (PNV) país de origem.

Tomamos como exemplo o Plano Nacional de Vacinação de Portugal em vigor na atualidade para as seguintes recomendações:

  • a) Gravidez: As vacinas são inativadas e a vacinação deve ocorrer, se possível, no 2º e 3º trimestres de gestação. Podem ser aplicadas em simultâneo, antes ou depois, da imunoglobulina anti-D.
    A vacina recomendada durante a gravidez é a combinada do tétano-difteria-tosse convulsa (Tdpa) que deve ser realizada entre as 20 e as 36 semanas de gestação. Também se podem administrar as vacinas da hepatite B, meningite C, Prevenar 13 e Prevenar 23.
  • b) Aleitamento materno: as mulheres que estão a amamentar podem ser vacinadas e não interfere com a vacinação do bebé.

Marcar Consulta

A vacinação é a maior conquista da Medicina! Devido à mesma, conseguimos evitar a morte de muitos milhares de pessoas anualmente.
A vacinação infantil deve ser universal, porque previne o aparecimento ou a gravidade de certas doenças infeciosas.

O Plano Nacional de Vacinação (PNV) de cada país prevê a vacinação dos bebés, muitas vezes, logo após o nascimento. Dependendo do país onde se encontre e da condição económica do mesmo são incluídas mais ou menos vacinas no PNV.

N’A Clínica asseguramos que a vacinação do seu filhote seja completa mediante o seguimento do PNV de Moçambique com as devidas vacinas extra recomendadas ou a adaptação do calendário vacinal do seu país de origem.

As vacinas que temos disponíveis são:
As vacinas que temos disponíveis mediante encomenda:

Se a vacina que pretende não está nesta lista, contate connosco.

Marcar Consulta

Dependendo do destino da viagem, faz sentido fazer imunizações específicas para esse país ou região.

As vacinas que temos disponíveis são:
As vacinas que temos disponíveis mediante encomenda:
Marcar Consulta

N’A Clínica estão disponíveis vários tipos de vacinas. Seguimos plano vacinal do seu país de origem, incluindo vacinas extras que estão recomendadas para Moçambique ou para onde vá viajar. Clique em cada um dos links seguintes para descobrir os nossos serviços.